domingo, 14 de setembro de 2008

7 meses em Portugal

Bom depois que vc está a 7 meses em outro país, as esquizitisses que no começo eram muito estranhas, agora começam a parecer mais normais e muitas vc nem percebe.
Más estava eu, conversando com uma amiga minha pelo msn outro dia, ai ela falou assim "O que tu queres sei eu", dai eu parei pra pensar e lembrei daquela mania que eu já peguei de falar "acho eu". Ex: "Vai chover hoje, acho eu". Então lembrei daquele programa que eu via na Discovery Chanel, que tinha um portugues dublando em cima das falas em ingles, dai as pessoas faziam suas experiências lá e depois ele falava "Fasso ciencia eu".
Dai veio uma reflexão na minha cabeça, eles invertem as ordens das palavras! Tem muito mais nexo falar: "Eu sei o que tu queres", ou "Eu fasso ciencia!". Porque se vc for ver, estão até mudando regras da lingua portuguesa (não sei qual), em ingles vc nao pode por o sujeito por ultimo, tipo "Happy am I" ou "Happy I am" (Y) ;D. Acho eu né! Brincadeira, *Eu acho!* - Estranhos o.o'

E como o título dessa postagem é "7 meses em Portugal", depois de 7 meses fui entender realmente como são as famílias daqui e qual é a mentalidade deles. Sabe como seus avós educaram seus país? Que na maioria dos casos era aquele pai braaavo que nem sei, que os filhos morriam de medo e que a mãe que fazia o "meio de campo", tentava convencer o pai a deixar vc sair a noite e pah. Más os portugueses tem suas tarefas a cumprir, o filho ajuda o pai, trabalhos pesados e a filha ajuda a mãe. Lavar louça, arrumar as camas, aspirar a casa, cozinhar, fazer compras, entre outros...
Isso porque uma mulher foi puxar papo com minha mãe outro dia: "Ai porque eu acho que os filhos tem que ser educados a moda antiga, antes os bebes nasciam e demoravam 15 dias pra abrir os olhos, agora já nascem de olhos abertos! Porque os filhos não tem mais respeito pelos pais, tem que ser educados a moda antiga!". Então tá né, se a moda moderna é a de 30 ou mais anos atráz que se tem no Brasil hoje em dia, magina como seria a moda antiga aqui. Tipo como seu Bisavô educou sua avó, ou pior o.o' Ou seja, os brasileiros que vem para cá costumam dizer que os portugueses tem uma mentalidade atrazada diante da nossa!
Aprendi também que em Portugal não tem essa de "dar um jeito".

"Quero sair, posso mae? ;D"
Mae responde: "Vou falar com teu pai".
... (um bom tempo depois, ou até no dia seguinte)
"E ai mãe, o papai deixou?"
Mae: "Ah ele falou que é melhor não e mimimi..."

Então vc liga anciosa para sua amiga, achando que vão sair a noite *.* Só que ela não pode porque os pais nao deixaram, dai ela nem insiste e aceita e ainda te convence que eh melhor mesmo deixar para outro dia. Vc chega até a pensar, poxa ela está me evitando, só que não eh que nem eu e meus pais "ahh por favor deeeeeixa >.<" dai vc apresenta vários e bons argumentos e no fim consegue!
Por isso fico bastante em casa pq nao tem com quem sair ;D Td bem eu até gosto... Qualquer coisa saiu sozinha, só que as vezes a preguiça eh maior ;P
Aulas começam amanha, dia 15 de setembro, sim muuitas ferias, porque minhas ferias de verão foram agora ;D Portanto, terão históriazinhas novas. ^^'

;*

3 comentários:

leandrinhodiniz disse...

Tadinha das meninës q num podem sair xDD.. realmente deve ser meio atrasado ae iOAJIOajoAI..
tadinha de vc tbm q fica sozinha x]
+ sei la... eu saio sozinho tbm às vzs.. eh bom + sair junto eh melhor neh ;p

Már disse...

"eu fasso,
tu fasses
ele fass
nos fassemos
vos fasseis
eles fassem"?

e dona laura näo sabe conjudar o verbo FAZER.

Már disse...

Ai Dora, näo envergonha tua prima.
Claro que pode inverter a frase em portugues, é que no brasil a gente näo tá acostumado a fazer isso. Mas dá uma olhada no Hino Nacional é todo invertido.


Nossa, dora, tuas aulas comecam na minha semana de prova >.<'
hauihaiuahiuahua


Beijos TOCO!